Sábado, 19 de abril de 2025
Redenção

Força Nacional reforça ações após ataque a tiros na Terra Indígena Apyterewa

A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) intensificou as ações após o ataque a tiros aos indígenas do povo parakanã, na Terra Indígena Apyterewa, em São Félix do Xingu, no sul do Pará.

O Ministério da Justiça informou na noite de quinta-feira (19) que a Força Nacional permanece realizando patrulhamentos contínuos e reforçando o efetivo dentro do território.

“O objetivo é garantir a proteção das comunidades indígenas, a segurança local e o usufruto exclusivo do território pelo povo Parakanã”, disse o Ministério da Justiça.

Os indígenas foram alvo de um ataque a tiros na madrugada de quarta-feira (18). Não houve registro de feridos e nem de prisões de suspeitos.

Veículos foram avistados dentro da terra indígena. Várias cápsulas de balas ficaram no chão. Vídeos gravados pelos indígenas mostram marcas de balas em casas de madeira e telas de proteção contra mosquitos.

Fase pós-desintrusão

O ataque ao povo Parakanã ocorre mesmo diante da presença dos agentes de segurança na fase pós-desintrusão da Terra Indígena Apyterewa. O trabalho de desocupação dos invasores terminou em fevereiro de 2024.

(Por g1 Pará — Belém. Foto: reprodução)