Domingo, 20 de abril de 2025
Redenção

Municípios do Pará avançam em categorização do Mapa do Turismo Brasileiro

Um levantamento divulgado pelo Ministério do Turismo (MTur) revelou um crescimento expressivo de municípios paraenses no ranking do Mapa do Turismo Brasileiro. O estudo avalia o fluxo turístico, a geração de empregos e a arrecadação de impostos provenientes do setor, categorizando as cidades em escalas de “A” a “E”, com base em indicadores técnicos.

Os resultados demonstraram avanços significativos. Belém, que já estava na categoria “A”, agora tem a companhia de Santarém e Altamira como destinos de maior relevância nacional e internacional. Os municípios de Ananindeua, Bragança, Cametá, Canaã dos Carajás, Castanhal, Itaituba, Marapanim, Novo Repartimento, Parauapebas, Tucuruí e Vitória do Xingu subiram para a categoria “B”, evidenciando o aumento do fluxo turístico e o fortalecimento econômico nesses locais.

Na categoria “C”, destaque para cidades como Abaetetuba, Óbidos e Tomé-Açu, que apresentaram progressos notáveis. Municípios como Benevides, Maracanã e Santa Izabel do Pará avançaram para a categoria “D”, consolidando o esforço regional para aprimorar a infraestrutura e promover o turismo.

A categorização considera critérios como empregos formais no setor, fluxo de turistas, arrecadação de impostos e serviços turísticos registrados. Esses dados, obtidos por meio do Relatório Anual de Informações Sociais (Rais), da Fipe e da Receita Federal, referem-se ao período de 2021.

(Por Israel Pegado -SETUR). Foto: divulgação)