Às vésperas do segundo aniversário das invasões aos Três Poderes, realizadas em 8 de janeiro de 2023, uma pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (6), aponta que 86% dos brasileiros desaprovam os ataques às sedes da Câmara dos Deputados, Senado Federal, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto.
Os atos, que envolveram depredação e vandalismo, foram amplamente rejeitados pela população. Apenas 7% dos entrevistados expressaram aprovação em relação às invasões, enquanto outros 7% não souberam ou preferiram não responder.
A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 9 de dezembro de 2024, ouvindo 8.598 pessoas, com margem de erro de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. Este é o terceiro levantamento da Quaest sobre o tema, com índices de reprovação de 94% em fevereiro e 89% em dezembro de 2023.
Influência de Bolsonaro nos atos
A pesquisa também abordou a possível influência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nos eventos de 8 de janeiro. De acordo com os resultados, 50% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro teve algum tipo de influência sobre os ataques em Brasília. Outros 39% consideram que o ex-presidente não teve envolvimento direto, e 11% não souberam ou não responderam à questão.
A pesquisa continua a fornecer informações cruciais sobre a percepção pública sobre os acontecimentos de 8 de janeiro e as repercussões políticas associadas.
FONTE : (