Donald Trump toma posse como presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20). A cerimônia será realizada em várias etapas, que incluem uma apresentação, o juramento à Constituição e uma série de discursos.
Neste ano, a posse passou por algumas alterações. Tradicionalmente, grande parte da cerimônia ocorre a céu aberto, com a presença do público. Porém, devido ao frio extremo em Washington, os atos acontecerão em ambientes fechados.
Seguindo a tradição, a posse de Trump nos EUA começará com um serviço religioso seguido de um chá com seu antecessor, Joe Biden, que participará da cerimônia apesar de Trump não ter comparecido à posse do democrata em 2021 — na primeira vez em 150 anos em que um ex-presidente não foi à cerimônia de seu sucessor.
O evento ocorrerá no Capitólio, em Washington, reunindo celebridades e aliados de Trump. Nomes como o do presidente da Argentina, Javier Milei, e da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, confirmados no evento. O presidente do Brasil, Lula não foi convidado. Também devem comparecer Elon Musk, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg.
O ex-presidente Barack Obama também é esperado no evento, mas a ex-primeira-dama Michelle Obama não comparecerá à posse deste ano, de acordo com seu gabinete.
Jair Bolsonaro (PL) foi convidado, mas não obteve autorização judicial para viajar, já que teve o passaporte apreendido em 2024 durante a operação que investigava a tentativa de golpe de Estado.
A esposa de Bolsonaro, Michelle, vai representá-lo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi convidado para a posse. A embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, vai representar o governo brasileiro no evento.
(Por Wesley Bischoff, Kayan Albertin. Foto: Carlos Barria/Reuters)