O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com os primeiros brasileiros deportados dos Estados Unidos após a posse do presidente Donald Trump pousou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, por volta das 21h deste sábado (25).
A ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, estava no terminal para receber os brasileiros.
A previsão inicial era de que os 88 deportados chegassem a Confins na noite desta sexta-feira (24), mas a aeronave vinda dos EUA precisou pousar em Manaus após apresentar um problema técnico. Quatro pessoas, que seguiriam para Rondônia e Roraima, decidiram desembarcar na cidade.
Inicialmente, a expectativa era de que o governo norte-americano enviasse outro avião para levar o grupo do Amazonas para Minas Gerais, mas o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, pediu um voo da FAB para o transporte.
Ele orientou a Polícia Federal a recepcionar os brasileiros, que chegaram ao país algemados, e determinou a retirada imediata das algemas.
“Ao tomar conhecimento da situação, o Presidente Lula determinou que uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) fosse mobilizada para transportar os brasileiros até o destino final, de modo a garantir que possam completar a viagem com dignidade e segurança”, disse o Ministério da Justiça por meio de nota.
(Por Redação g1 — Belo Horizonte. Foto: Repodução)