Domingo, 20 de abril de 2025
Redenção

Barcos começam a fazer travessia gratuita de pessoas entre municípios do Tocantins e do Maranhão após queda de ponte

Começou na segunda-feira (27) a travessia de pessoas entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito. O serviço será ofertado por dez embarcações de forma gratuita. A princípio, o aporte financeiro dado pelo Governo do Estado vai garantir a travessia sem custo pelo período de 30 dias, mas esse prazo poderá ser ampliado conforme necessidade.

A medida foi tomada por causa do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre o Tocantins e o Maranhão. O vão central cedeu levando ao Rio Tocantins dez veículos e 18 vítimas. Desse total, 14 morreram, três estão desaparecidos e uma pessoa sobreviveu.

A ação é em parceria com a Prefeitura de Augustinópolis e começou a partir das 16h. Segundo informou o governo, as embarcações funcionarão todos os dia das 5h às 19h, exclusivamente para o transporte gratuito de pessoas entre as margens do rio. Os barcos têm capacidade de transportar de cinco a oito passageiros por viagem.

A medida foi determinada de forma emergencial durante reunião virtual do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos) e autoridades na sexta-feira (24), que debateram as ações em prol da população afetada pelo desabamento da ponte JK.

No primeiro momento, o Governo destinou R$ 135 mil para garantir o transporte gratuito por 30 dias. Ainda estão sendo conduzidas tratativas entre os órgãos para determinar soluções permanentes com relação à mobilidade entre os municípios do Tocantins e do Maranhão. Mas segundo o Governo, esse aporte financeiro pode chegar a R$ 300 mil.

(Por Patricia Lauris, Gustavo Pêgo, g1 Tocantins e TV Anhanguera. Foto: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins)