Sábado, 19 de abril de 2025
Redenção

Lula defende tempo para Galípolo ajustar taxa de juros e critica Campos Neto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (12), que é preciso dar tempo ao presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para “consertar” a taxa básica de juros (Selic). A declaração foi dada em entrevista à rádio Diário FM, de Macapá (AP).

Atualmente, a Selic está em 13,25% ao ano, após um aumento de 1 ponto percentual na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Lula destacou que o governo está ajustando a economia e disse confiar no trabalho de Galípolo. “Nós só temos que dar a ele o tempo necessário para fazer as coisas”, afirmou.

Críticas a Campos Neto

Durante a entrevista, Lula também criticou a gestão anterior do Banco Central, comandada por Roberto Campos Neto, classificando sua postura como “anti-Brasil”. O presidente afirmou que Campos Neto teria adotado uma narrativa negativa sobre a economia brasileira em reuniões com investidores estrangeiros.

Economia e estabilidade

Lula reforçou que o Brasil não pode sofrer mudanças bruscas na economia, comparando o país a “um navio em um mar revolto”. Segundo ele, o governo busca crescimento sustentável e previsível, sem decisões abruptas que comprometam a estabilidade econômica.

O presidente segue defendendo a necessidade de redução gradual da taxa de juros para impulsionar o consumo e os investimentos no país.

FONTE: (Vinícius Nunes, SBT NEWS)