Sábado, 19 de abril de 2025
Redenção

Pesquisadores percorrem Rio Araguaia em ‘barco hotel’ para mapeamento que ajuda na preservação da bacia hidrográfica

Estudos sobre a vegetação da Bacia do Rio Araguaia contam com apoio de um ‘barco hotel’ que percorre a região. Neste ano, são transportados 35 pesquisadores que analisam as plantas que ficam na superfície da água, qualidade de lagos e a recuperação do rio após o período de estiagem. Para o coordenador do projeto, Ludgero Cardoso, as informações coletadas poderão ajudar o poder público a conservar a região.

O barco hotel tem três andares e navega 3.500 quilômetros. Pesquisadores de diversas universidades do Brasil revezam a embarcação, mas alguns que desenvolvem metodologias mais complexas ficam mais tempo, por período integral, durante quase um mês.

As pesquisas fazem parte de uma expedição anual pela Bacia do Rio Araguaia. Neste ano, as atividades começaram no início de fevereiro. A iniciativa faz parte do grupo Aliança Tropical de Pesquisa da Água, que une mais de 200 pesquisadores do Brasil e da Austrália.

Em 2023, o pesquisador e especialista em gestão ambiental, Lucas Tabeira Monteiro, realizou estudos sobre a concentração preocupante de mercúrio nos peixes do rio Araguaia. Neste ano, ele também passou a analisar os sedimentos no fundo do rio e lagos.

(Por Ana Paula Rehbein, TV Anhanguera e g1 Tocantins. Foto: Divulgação/Ana Paula Rehbein)