Quarta-feira, 16 de abril de 2025
Redenção

Mais de 80% das mulheres vítimas de feminicídio em MT foram mortas em casa, diz relatório

Um relatório da Polícia Civil, divulgado no sábado (8), apontou que 83% dos casos de feminicídios registrados em Mato Grosso, no ano de 2024, aconteceram dentro de casa.

O feminicídio é um assassinato praticado contra uma mulher, especialmente pelo fato da vítima ser mulher, motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero.

Dentre as 47 vítimas de feminicídio no estado, 41 eram mães. Além disso, nove vítimas foram mortas na frente dos filhos.

Conforme o levantamento, 74% das mulheres foram mortas por parceiros íntimos, companheiros, namorados ou ex-companheiros.

O estudo também mostrou que 57% dos crimes foram praticados com o uso de armas cortantes ou perfurantes (faca, canivete, facão), 17% foram cometidos usando arma de fogo, outros 13% com uso de força muscular, 3% uso de fogo e 8% outros meios (pedaços de madeira ou ferramentas, como marreta).

Em abril de 2024, Leidiane Ferro da Silva, de 43 anos foi morta a facadas pelo noivo Wendel dos Santos, de 37 anos, quando servia uma refeição na cozinha de casa, em Peixoto de Azevedo, a 692 km de Cuiabá. A filha dele e o enteado presenciaram o crime.

Após o crime, o autor fugiu da casa. Ele se apresentou em uma Delegacia da Polícia Civil quatro dias após matar a companheira, quando teve o mandado de prisão preventiva cumprido.

(Por G1/MT. Foto: Getty Images/ South_agency)