O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), assinou, segunda-feira (10), a Ordem de Serviço para a instalação de 50 novos totens de segurança em Belém e no interior do estado, incluindo Redenção.
A instalação dos totens faz parte do projeto “Cidades Inteligentes”, sendo o Pará o sexto estado da federação a adotar o sistema. O equipamento possui quatro câmeras fixas e uma câmera 360° que monitora as áreas ao redor.
O totem possui uma câmera frontal junto ao botão de emergência, permitindo contato em tempo real com os agentes do Centro Integrado de Operações (CIOp). Os equipamentos também contam com alto-falantes de grande alcance e alarmes sonoros, além de um sistema de localização em tempo real.
Os novos totens serão distribuídos na cidade de Abaetetuba, Ananindeua, Barcarena, Belém, Bragança, Breves, Canaã dos Carajás, Cametá, Capanema, Castanhal, Igarapé Miri, Itaituba, Marituba, Mãe do Rio, Moju, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Salinópolis, Tailândia e Tucurui, cumprindo o compromisso de ampliar a capacidade de videomonitoramento nos municípios paraenses, por meio da tecnologia e inteligência artificial.
Hoje o Pará já conta com 50 totens instalados na Capital, Ananindeua, Marabá, Santarém e Altamira.
(Agência Pará. Foto: Agência Pará/divulgação)