Quarta-feira, 16 de abril de 2025
Redenção

Defesa de Bolsonaro recorre contra negativa de impedimento de Dino e Zanin no STF

Na noite desta segunda-feira (10), a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro protocolou recurso contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que negou o afastamento dos ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin do julgamento relacionado à denúncia de tentativa de golpe de Estado. A ação teria sido supostamente articulada por Bolsonaro e aliados para permanecer no poder.

O advogado de Bolsonaro, Celso Vilardi, não apenas contestou a decisão do presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, como também solicitou que o recurso seja apreciado pelos demais ministros da Corte, em julgamento no plenário, composto por 11 magistrados.

Em fevereiro, a defesa argumentou que Dino e Zanin deveriam ser impedidos de atuar no caso por já terem movido ações contra Bolsonaro anteriormente. No entanto, Barroso considerou que as situações mencionadas não configuram impedimentos legais.

Entenda o Caso

Bolsonaro e mais 33 pessoas foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sob acusações de estimular e realizar atos contra os Três Poderes e o Estado Democrático de Direito. Os crimes citados incluem:

Organização criminosa armada;
Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
Golpe de Estado;
Dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União;
Deterioração de patrimônio tombado.
Caso a maioria dos ministros do STF aceite a denúncia, Bolsonaro e os demais investigados se tornarão réus e responderão criminalmente. Ainda não há data definida para o julgamento.

Fonte: (Yumi Kuwano | SBT News)