Domingo, 13 de abril de 2025
Redenção

Chuvas afetam cerca de 9 mil pessoas em São Félix do Xingu e prefeitura decreta situação de emergência

As chuvas que vêm atingindo o sul do Pará levaram a prefeitura de São Félix do Xingu, decretar situação de emergência por 180 dias. Após um amplo levantamento da prefeitura, coordenado pela Defesa Civil Municipal, foi possível concluir que 8.948 pessoas foram afetadas, sendo que 1.792 estão desalojadas (tiveram de sair de casa). Há ainda o colapso de 217 km de estradas, impactando a mobilidade da população e aumentado o desafio da gestão municipal.

Após a publicação do decreto, a prefeitura solicita, formalmente, a ajuda do Governo do Pará e do Governo Federal para dar uma resposta à crise. Pelo levantamento que embasa a situação de emergência, três pontes de madeira foram destruídas e há danos graves em outras cinco, além do comprometimento de 48 pontilhões, que deixaram comunidades inteiras isoladas.

A Prefeitura de São Félix do Xingu garante que a Defesa Civil Municipal e a Secretaria Executiva Municipal de Trabalho e Promoção Social (Semteps), junto com toda a estrutura de governo, estão mobilizados nas ações para atendimento das famílias desalojadas, obras para amenizar os impactos e reconstrução das vias e pontes danificados.

“A Prefeitura reforça o compromisso em garantir assistência à população e minimizar os prejuízos causados pelas chuvas”, diz a nota sobre o decreto.

Entre outras ações previstas estão: facilitar a destinação de recursos públicos para a recuperação de estradas, pontes e demais infraestruturas danificadas; autorizar a entrada de equipes de resgate e assistência social em residências em risco para prestar socorro e evacuação; realizar campanhas de doações e voluntariado para auxiliar as famílias desalojadas e em situação de vulnerabilidade.

(com informações de Victor Furtado/Fato Regional. Foto: divulgação)