Domingo, 13 de abril de 2025
Redenção

Pará incentiva participação na Olimpíada de Professores de Matemática

As inscrições para a segunda edição da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr) estão abertas. A competição nacional reconhece as melhores iniciativas no ensino da Matemática no Brasil. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) incentiva a participação dos educadores da rede, que podem figurar entre os melhores professores de Matemática do País. As inscrições prosseguem abertas até 31 de maio de 2025, e devem ser feitas pelo site.

Professores de Matemática do Ensino Médio de todo o Brasil podem se inscrever e participar da Olimpíada que, no ano passado, premiou vencedores com 10 medalhas de ouro e viagem a Xangai, na China, para um intercâmbio científico e cultural.

Na edição do ano passado, o Pará foi representado pelo professor Romis Moraes, da Escola Estadual Dr. Romildo Veloso e Silva, no município de Ourilândia do Norte, um dos dez vencedores do certame.

Entre os inúmeros aprendizados obtidos com a participação na Olimpíada e a viagem, Romis Moraes destaca o planejamento coletivo pelos professores para tornar o ensino da Matemática acessível e de alto nível nas escolas chinesas.

“Fiquei bastante admirado com o fato de os professores em Xangai trabalharem unidos, em prol de um mesmo objetivo, que é formar alunos de alto rendimento em Matemática. Eles praticam o Teaching Research Group, estudam juntos determinados assuntos, planejam a aula juntos, assistem à aula um dos outros e depois fazem uma análise cuidadosa dessa aula. Essa troca entre professores certamente enriquece o ensino e aprendizagem”, disse o professor do Pará.

Após retornar da viagem à China, Romis Moraes vem colocando todo o seu conhecimento e sua experiência à disposição da Seduc para capacitar novos professores da rede estadual de ensino. “Junto com todos os professores que participaram do intercâmbio, elaboramos um workshop, que faz parte de um dos objetivos da OPMbr, com o intuito de replicar as experiências e práticas exitosas que obtivemos ao longo desta jornada para outros professores do País. A ideia é se espelhar em práticas de sucessos da China para contribuir para melhorarmos os resultados de Matemática do Brasil”, ressaltou o educador.

Na foto o professor Romis Moraes.

(Agência Pará/Por Fernanda Cavalcante –SEDUC. Foto: divulgação)