Sexta-feira, 18 de abril de 2025
Redenção

Pará cria material pedagógico inédito e regionalizado para fortalecer ensino nas escolas estaduais

Para fortalecer o ensino e desenvolvimento de estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio das escolas da rede pública estadual, a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Educação Básica (Saeb), disponibilizou os Cadernos de Recomposição das Aprendizagens. Inédito, o material foi elaborado por professores e equipe técnica da rede estadual de ensino paraense e possui linguagem regionalizada.

O material foi produzido pela rede com intuito de auxiliar o trabalho dos educadores com planejamento de ações didático-pedagógicas. A coletânea servirá como um norte para a Recomposição das Aprendizagens e o conteúdo está alinhado aos descritores/habilidades avaliados no Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE).

A partir da análise dos resultados dos estudantes no SisPAE, a Saeb selecionou habilidades prioritárias a serem desenvolvidas nas aulas de Reforço Escolar e Estudo Orientado, ou ainda, nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática. Ademais, o material está em consonância com Documento Curricular do Estado do Pará (DCE-PA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os materiais referentes à 1ª quinzena já estão disponíveis no site e devem ser utilizados pelos professores de Língua Portuguesa e de Matemática. Os cadernos têm duração de duas semanas e serão dispolllbilizados periodicamente por meio do link.

A Diretoria Regional de Ensino (DRE) deve orientar todos os diretores escolares sobre a utilização dos cadernos e divulgar os materiais, conforme cronograma.

(Agência Pará/Por Fernanda Cavalcante -SEDUC). Foto: Maycon Nunes / Arquivo Agência Pará)