A Justiça mandou suspender a compra de um veículo blindado, no valor de R$ 474,8 mil, do prefeito de Marabá, Toni Cunha. A decisão do Poder Judiciário atende a pedido do Ministério Público, que identificou algumas irregularidades na estranha aquisição, que já foi até contratada pelo prefeito.
Segundo o MP, a compra do SUV contrasta com a realidade do município de Marabá, que “enfrenta graves problemas na saúde pública, necessidade de investimentos emergenciais e deficiência no transporte público”.
Entre as irregularidades encontradas pela Justiça estão a falta de estimativa do impacto financeiro e orçamentário, bem como a adequação orçamentária e financeira decorrente das despesas referentes à aquisição do veículo. Além disso, o prefeito precisa demonstrar, também, que a compra do luxuoso carro blindado é compatível com a Lei de Responsabilidade Fiscal.
O Ministério Público revelou que o prefeito Toni Cunha começou a fazer o processo de aquisição do veículo ainda em novembro do ano passado, antes mesmo de assumir o cargo. Por outro lado, processos para compra de merenda escolar, macas para o hospital e contratação de professores só foram iniciados depois que o prefeito assumiu o poder.
(Chagas Filho/Correio de Carajás. Foto: divulgação)