Um levantamento realizado em outubro de 2024 e publicado pela Tewá 225, indica que Parauapebas e Marabá são os piores municípios para ser mulher no Pará. A capital do minério ocupa o lamentável primeiro lugar e a terra de Francisco Coelho, o segundo. No ranking nacional, Parauapebas ocupa a 5ª posição e Marabá, a 12ª.
O estudo investigou cidades com população acima de 100 mil habitantes, para garantir uma comparação mais justa. As informações foram extraídas do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC), com números foram atualizados até novembro de 2024.
A partir dessa exploração, a Reportagem identificou que 15 municípios paraenses aparecem entre os 319 municípios brasileiros que compõem o ranking. A apuração utiliza cinco variáveis: taxa de feminicídio a cada 100 mil mulheres, desigualdade salarial por sexo, percentual de mulheres na câmara de vereadores, taxa de jovens mulheres (15 a 24) que não estudam nem trabalham, diferença percentual entre homens e mulheres que não estudam nem trabalham.
(Correio de Carajás/Luciana Araújo. Foto: Evangelista Rocha)