Sábado, 19 de abril de 2025
Redenção

Agricultor e liderança na luta pela reforma agrária é morto a tiros em Anapu, no Pará

O agricultor Ronilson de Jesus Santos foi morto a tiros na sexta-feira (18), no quintal de casa, no município de Anapu, no sudoeste do Pará. A vítima era uma das principais lideranças locais ligadas à luta pela reforma agrária na região.

Ronilson também era dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (Contraf Brasil) e atuava na gestão do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Virola Jatobá, assentamento criado após o assassinato da missionária Dorothy Stang, em 2005.

Segundo a Polícia Civil, o caso está sendo investigado. Até a publicação da reportagem, ninguém foi preso.

Em nota publicada nas redes sociais, a Contraf Brasil repudiou o crime e prestou solidariedade à família da vítima. A confederação disse que tem o compromisso de denunciar esse crime bárbaro e que vai tomar providências para exigir a apuração rigorosa dos fatos e a punição dos responsáveis.

A Secretária de Segurança Pública do Pará (Segup), informou em nota, que equipes especializadas da Polícia Civil foram deslocadas para o município de Anapú para reforçar o policiamento e agilizar a investigação do caso.

(Por g1 Pará — Belém. Foto: Redes Sociais)