Terça-feira, 22 de abril de 2025
Redenção

Materno Infantil de Barcarena bate recorde de captação de leite humano

Por ter nascido prematuro de parto normal, com 33 semanas, o filho de Rayane de Souza Damasceno, o pequeno Gael Henry Damasceno Lobo, precisou ser encaminhado para a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal do Hospital Materno Infantil de Barcarena, Dra. Anna Turan (HMIB), na região do Baixo Tocantins. Necessitando de cuidados especiais, a mãe não pode ter o primeiro contato para logo amamentar o recém-nascido.

A mãe relembra que, no segundo dia do nascimento do bebê, ainda com dificuldades para retirar o colostro, ela foi orientada a procurar o banco de leite do hospital, onde conheceu profissionais que repassaram as informações corretas quanto ao tempo de espera para a descida do leite.

Em 15 dias, ela conseguiu fazer a retirada de 7,24 litros de leite, uma quantidade significativa, e capaz de ajudar o Materno Infantil a bater um recorde: recolher 37,26 litros de leite materno durante agosto, o mês da campanha de incentivo ao aleitamento materno exclusivo.

De acordo com a nutricionista do HMIB, Thamires Magno, a meta do hospital é arrecadar 15 litros/mês. “Com essa quantidade toda, pudemos atender 53 bebês com leite vindo do banco de leite e apenas 24 com fórmula infantil. (Agência Pará)