Domingo, 20 de abril de 2025
Redenção

Força-tarefa resgata 49 trabalhadores em situação análoga à escravidão em garimpos ilegais no sul do Pará

Quarenta e nove trabalhadores foram encontrados em situação degradante de trabalho e vida em áreas de garimpo de ouro e cobre localizadas no município de Ourilândia do Norte, no sul do Pará, durante a Operação “1200.2”, deflagrada na quinta-feira (21).

A ação da Polícia Federal (PF) em Redenção, em parceria com Ministério Público do Trabalho (MPT), teve como objetivo combater o trabalho escravo contemporâneo, extração ilegal de minérios e crimes ambientais na região.

Durante a operação foram fechados 10 garimpos, e o dono de um deles foi preso em flagrante pela PF. Também foram apreendidas cinco escavadeiras hidráulicas, mercúrio, ouro, armas, munições e documentos contendo dados sobre a contabilidade das atividades.

Ao todo foram fiscalizados 7 alvos, onde em três deles os trabalhadores eram submetidos a condições desumanas. Dos 49 resgatados, 28 estavam em um mesmo empreendimento. Um segundo local registrou 17 empregados e no terceiro, único ponto de garimpo desativado há pouco tempo, mais 4 funcionários. Nos locais a situação era semelhante: trabalhadores estavam abrigados em barracos de lona, cobertos com palha, de chão batido, sem paredes ou qualquer proteção contra intempéries e animais peçonhentos. (G1/PA)