No lugar da vasta plantação de capim dourado, conhecido como ouro tocantinense, sobraram apenas cinzas após incêndio no povoado Mumbuca, na região do Jalapão. Desde sexta-feira (22) as equipes de fiscalização acompanham a situação e segundo o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a área queimada é de três mil hectares, que equivale a uma área de três mil campos de futebol.
A destruição afetou diretamente a população que depende da matéria-prima usada na confecção de artesanatos com o capim dourado. A colheita começaria no dia 20 de setembro, conforme já é tradição nos campos da região. A festa que marca o início da colheita aconteceu no dia 16 de setembro.
O governo ainda estuda a possibilidade de ajudar financeiramente as comunidades que foram prejudicadas com o incêndio nos campos, informou.
Por lei, para garantir a preservação da espécie, a retirada do capim dourado no Jalapão só é liberada até o mês de novembro, quando as sementes da planta estão maduras. Durante a colheita, as sementes são devolvidas ao solo.