Domingo, 20 de abril de 2025
Redenção

Cachoeira com ‘borda infinita’ revela paraíso com vista para cânion nas Serras Gerais

No meio das Serras Gerais, um paraíso pouco conhecido, mas que atrai pela beleza exuberante. A cachoeira de borda infinita é rara, tem águas cristalinas, em tons esverdeados, e oferece ao turista um cenário cercado por paredões e vegetação nativa, com uma vista de tirar o fôlego. O paraíso fica no município de Paranã, a cerca de 350 km de Palmas.

Para chegar até ela, é preciso percorrer 115 km de estrada de chão. Em seguida, os turistas deixam o carro para caminhar por mais 10 km. São pelo menos 30 minutos de caminhada, quase sem trilha. No caminho, muitas pedras que deixam o trajeto lento e cuidadoso.

No caminho até a cachoeira de borda infinita, o visitante percorre várias belezas naturais do complexo Águas Lindas, localizado na divisa com o estado de Goiás. Em meio às rochas, poços de água cristalinas revelam lugares mágicos.

Um deles é a cachoeira Esmeralda, que ganhou esse nome pelo tom esverdeado da água. O guia turístico José Francisco da Conceição ajudou na descoberta do lugar. Segundo ele, muitas outras estão escondidas no cerrado a dentro.

(Por Jesana de Jesus e Kaliton Mota, g1 Tocantins e TV Anhanguera)