Sábado, 19 de abril de 2025
Redenção

Mais de 100 caminhões aguardam entrada em Gaza

Faz dez dias que apenas alguns poucos quilômetros separam dezenas de caminhões de ajuda humanitária dos milhares de palestinos que, confinados na Faixa de Gaza, precisam de comida, água e remédios.

Mais de 100 caminhões enviados por vários países e organizações de caridade com milhares de toneladas de mantimentos aguardam a abertura da passagem de Rafah, na fronteira entre o Egito e o sul da Faixa de Gaza, em meio a negociações entre autoridades israelenses, americanas e egípcias.

As tratativas culminaram em um acordo entre o Egito e Israel que permitirá que os primeiros 20 caminhões passem por Rafah nesta sexta-feira (20).

Após o ataque massivo do grupo terrorista Hamas contra Israel no último dia 7, que matou centenas de pessoas, o país impôs um bloqueio total ao território palestino, interrompendo a entrada de água, comida, combustível e eletricidade. Desde então, a situação para os mais de 2,3 milhões de palestinos que vivem em Gaza vem se deteriorando rapidamente. (Por Isabel Seta, g1)