Domingo, 20 de abril de 2025
Redenção

Pantanal: maior planície inundável do mundo é destruída por queimadas e morte de animais

Neste domingo (12) é celebrado o Dia do Pantanal, bioma considerado um dos mais importantes berços de biodiversidade do planeta. No Brasil, ele corresponde a uma área de mais de 150 mil km², e é a maior planície inundável do mundo.

Nos anos 2000, a Unesco concedeu ao bioma o título de ‘Reserva da Biosfera’, além de tombá-lo como Patrimônio da Humanidade. O Pantanal abriga uma diversidade única, incluindo várias espécies ameaçadas, ao todo são:

3,5 mil espécies de plantas
325 de peixes
53 espécies de anfíbios
98 de répteis
656 de aves
159 tipos de mamíferos

Onça-pintada, jacaré, tuiuiú, ipês, jacarandás e entre outros integrantes representam o Pantanal. Além disso, ele atua como regulador natural de enchentes, porque absorve e armazena água durante períodos chuvosos.

O Pantanal também funciona como um reservatório de água doce com altitudes que alcançam 150 metros. Seus recursos hidrológicos são importantes para o abastecimento das cidades, onde vivem aproximadamente três milhões de pessoas (Brasil, Bolívia e Paraguai).

Mesmo com toda sua importância, o fogo é um constante predador e devasta quilômetros de vegetação, sem contar nas mortes de milhares de animais.

No início de setembro, um incêndio se espalhou pelo Parque Estadual Encontro das Águas, localizado entre os municípios de Barão de Melgaço e Poconé, a 250 km de Cuiabá. As chamas foram extintas no dia 31 de outubro, mas voltaram a queimar no início de novembro, de acordo com os bombeiros.