Gosto não se discute, diz o ditado popular de autoria incerta. E assim, apostando na neutralidade de opiniões, a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), apresentou e foi aprovado um requerimento (REQ n° 53/2023) para discutir, debater e encaminhar a criação do Dia nacional do Brega. Desta forma, a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados promove audiência pública na terça-feira (21) sobre a criação do que pode vir a ser uma nova efeméride no Brasil.
Na opinião da deputada, ‘’o brega é um gênero musical que desempenha um papel fundamental na cultura popular brasileira e merece ser celebrado e discutido devido à sua relevância social, cultural e histórica’’.
Ausente do texto, a deputada não se arriscou a definir a origem do popular gênero musical, o que deve ser esclarecido no debate.
Para a deputada Lídice da Mata, o tema tem repercussão na construção da identidade cultural do Brasil e acredita que a celebração do Dia Nacional do Brega pode abrir portas para a preservação de seu legado, a promoção de novos talentos e o fortalecimento do orgulho cultural em relação a esse gênero.
Reportagem selecionou uma playlist de 20 músicas bregas antigas que fizeram muito sucesso nas paradas de sucesso. Confira a lista:
1. Garçom — Reginaldo Ros.
2. O Amor e o Poder — Rosana
3. Escrito Nas Estrelas — Tetê Espíndola
4. O Meu Sangue Ferve Por Você — Sidney Magal
5. Muito Estranho — Dalto
6. Eu Não Sou Cachorro Não — Waldick Soriano
7. Princesa — Amado Batista
8. Foi Tudo Culpa do Amor — Diana
9. Fogo e Paixão — Wando
10. Borbulhas de Amor — Fagner
( Val-André Mutran/Blog Zé Dudu/Brasília)