A chuva que caiu na tarde desta segunda-feira (4), deixou ruas alagadas e árvores caídas em Palmas, capital do Tocantins. As águas chegaram a invadir calçadas e estacionamento.
A chuva iniciou no final da tarde, por volta das 17h. Um entregador que estava no local chegou a ficar preso com a enxurrada, mas conseguiu sair.
Segundo a Energisa, em apenas uma hora, entre às 16h12 e 17h12, 7.345 raios foram registrados no Tocantins. A concessionária ainda explicou que galhos de árvores, telhados, placas e outros objetos foram arremessados pelo vento, que ultrapassou a velocidade de até 80km/h, afetando a rede elétrica em algumas áreas da capital, principalmente na região sul. Às 18h22 o fornecimento de energia já havia sido restabelecido para 83% dos clientes.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, de perigo potencial, para chuvas intensas para todo o Tocantins. O alerta vai até está terça-feira (5) às 10h. Segundo o instituto, o volume da chuva pode chegar a 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Para terça, a temperatura máxima deve chegar a 34 graus e mínima de 22. A previsão é de pancadas de chuvas para tarde e noite.
TV Anhanguera
Um raio atingiu a torre de transmissão da TV Anhanguera e deixou Palmas e região sem o sinal da emissora, afiliada da Rede Globo, na tarde desta segunda-feira (4). A descarga elétrica aconteceu durante uma tempestade que caiu na capital e deixou vários estragos.
Equipamentos importantes da emissora foram danificados e por isso a transmissão do sinal da TV Anhanguera e da Rede Globo ficou comprometida. As equipes técnicas e de engenharia estão trabalhando para retomar a programação o mais rápido possível.
O sinal da emissora está sendo exibido, provisoriamente, apenas pelo aplicativo do globoplay. (G1/TO)