Segunda-feira, 21 de abril de 2025
Redenção

Tocantins teve quase um poste derrubado por dia em 2023; Palmas lidera ranking

A Energisa divulgou um novo levantamento sobre um tipo de acidente bastante comum no Tocantins, o abalroamento de postes. Neste ano foram registradas 337 ocorrências deste tipo. É como se um poste fosse derrubado quase todos os dias.

As três cidades com mais acidentes registrados são Palmas (73), Araguaína (26) e Porto Nacional (25). A capital tem quase três vezes mais abalroamentos que a segunda colocada.

Mesmo sendo um número que chama atenção, segundo a Energisa o número de acidentes é 40% menor do que o do ano passado. Apesar da redução, os cuidados devem ser redobrados por conta das festividades de fim de ano, quando o número tende a subir pela movimentação de viagens e consumo de bebidas alcoólicas.

Além do perigo para os envolvidos, os acidentes trazem um transtorno financeiro para o motorista responsável, como explica o Coordenador do Centro de Operações da Energisa Tony Franco.

“A substituição de uma nova estrutura pode demandar de três a quatro horas e custa em média R$ 3 mil. Entretanto, esse valor pode chegar a ultrapassar os R$ 30 mil, especialmente se envolver transformadores e outros equipamentos”. (G1/TO)