Segunda-feira, 21 de abril de 2025
Redenção

Bois morrem de fome e sede por causa de seca em fazendas do TO

Apesar das pancadas de chuva registradas em partes do Tocantins, a região sul do estado está sofrendo com os reflexos da estiagem. Rios estão secando e animais morrendo sem pasto para se alimentar.

Em Talismã, o principal rio da região não tem mais água corrente. Em quase todas as fazendas, restam apenas poças d’água.

Produtores que estão plantando pela primeira vez com recursos próprios já tiveram a primeira perda e a segunda. Eles já não têm mais recursos de manter a terceira planta. De outro lado, a perda de pecuaristas que pegaram dinheiro para comprar gado e esse gado está morrendo porque não tem pasto.

O meteorologista Francisco de Assis afirmou que a chuva dos próximos dias não será volumosa. Segundo ele, o que tem causado essa escassez é o fenômeno El Niño.

Em Jaú do Tocantins, a prefeitura já decretou situação de emergência. Outros prefeitos do estado devem se reunir essa semana para avaliar a crise. A pedido dos produtores, o governo do estado pediu ao Ministério da Agricultura a prorrogação da janela de plantio, do dia 8 para 20 de janeiro para que todos tenham condições de replantar os grãos quando começar a chover. (Por Jesana de Jesus, Ana Paula Rehbein, g1 Tocantins e TV Anhanguera)