Terça-feira, 22 de abril de 2025
Redenção

Após “Evangelho de Fariseus”, de Aymeê, moradora de Redenção, Governo Federal lança pacote de ações no Marajó

Depois que a música “Evangelho de Fariseus”, de Aymeê, cantora marajoara e moradora de Redenção, no sul do Pará, viralizou nas redes sociais denunciando, principalmente, o descaso do governo estadual e federal na Ilha do Marajó, o governo federal lançou na segunda-feira (11), um pacote de programas voltados à região do Marajó, que possui um dos piores IDHs do Brasil.

Entre as ações, o Programa Sanear Amazônia, que promoverá a implantação de tecnologias sociais de acesso à água e inclusão produtiva para as famílias rurais de baixa renda e comunidades tradicionais.

Houve também o lançamento do edital de Assistência Técnica e Extensão Rural do Programa Bolsa Verde, que contemplará projetos que farão diagnóstico de políticas de estruturação produtiva e recuperação ambiental. Cerca de 6 mil famílias devem ser atendidas na região do Marajó.

Foi lançado a criação de centros de escuta protegida para as crianças vítimas de violência, além de um acordo com o Ministério da Educação (MEC) para fortalecer políticas de educação, e a ampliação da formação de agentes públicos de direitos humanos.

Vai ser implantado a Escola dos Conselhos Tutelares do Marajó, para que nós possamos formar os conselhos tutelares para combater as violações dos Direitos Humanos e promover os direitos das crianças e dos adolescentes. (Da redação com informações do G1)