A SpaceX marcou para esta quinta-feira (14) um novo lançamento de uma nave Starship. O lançamento acontece na base aérea da SpaceX em Boca Chica, no Texas (EUA). O voo de teste não terá tripulação.
A nave é apontada como a mais poderosa do mundo e foi projetada para levar pessoas e cargas para a Lua e Marte futuramente.
Missões realizadas em abril e novembro de 2023 acabaram com explosões de outros exemplares da Starship.
A SpaceX atrasou o início da transmissão para 9h29 (horário de Brasília). No cronograma anterior, a nave decolaria às 9h. A empresa ainda não informou o motivo do atraso.
A SpaceX, empresa de foguetes do bilionário Elon Musk, tentará realizar nesta quinta-feira (14), às 9h, um novo voo de teste da Starship, apontada como a nave mais poderosa do mundo.
É a terceira missão da a Starship, projetada para transportar pessoas e cargas em futuras viagens para a Lua e Marte. Mais uma vez, não haverá tripulação no veículo espacial.
Em novembro de 2023, o segundo lançamento da Starship terminou com a explosão do propulsor (parte inferior da nave) e a perda de contato com a cápsula (parte superior), depois da separação dos dois estágios.
Na primeira tentativa, em abril de 2023, houve uma explosão antes mesmo do propulsor se separar da cápsula. A empresa disse que alguns motores se desligaram durante o voo e, por isso, foi preciso acionar um sistema para destruir o foguete.
Ontem, algumas pessoas já estavam na praia perto do foguete Starship Flight 3 para acompanhar a missão de hoje. A transmissão está prevista para 9h30 (horário de Brasília).(G1)