Terça-feira, 22 de abril de 2025
Redenção

Agronegócio comemora permissão para exportar 100 novos produtos para 49 países

Espinha dorsal das exportações brasileiras, o agronegócio comemorou, na terça-feira (19), o anúncio do governo, que autorizou 100 novos produtos aptos para o comércio exterior para 49 países. A marca da abertura de 100 novos mercados foi atingida com a autorização para as empresas brasileiras venderem carnes para o Egito.

A abertura de mercados para o agronegócio no exterior ocorre enquanto o governo tenta melhorar a relação entre o presidente Lula e esse setor. Uma série de episódios envolvendo o petista e ruralistas afetaram essa interlocução.

No ano passado, o presidente Lula se referiu a representantes do agronegócio como “alguns fascistas de São Paulo” após o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ter sido desconvidado para participar da Agrishow, uma das maiores feiras do setor, realizada em São Paulo.

Carlos Fávaro é ruralista e, como senador licenciado, um dos integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Na reunião ministerial que promoveu na segunda-feira (18), Lula mudou o tom e citou o chefe da pasta em função da abertura de novos mercados. (Val-André Mutran – em Brasília – blog Zé Dudu)