Domingo, 20 de abril de 2025
Redenção

Primeira criança indígena da etnia Kayapó nasce no Maternidade Geiza Dantas, em Ourilândia do Norte

O Hospital Materno-Infantil – Geiza Dantas, em Ourilândia do Norte, no sul do Pará, registrou o nascimento da primeira criança indígena da etnia Kayapó. O parto, por cesárea, foi feito na sexta-feira (22). A gravidez apresentava certo risco, já que a mãe era uma adolescente de 16 anos. Mas tudo certo e todos estão bem e se recuperando.

A cesariana é uma intervenção cirúrgica que pode ser necessária, em alguns casos, para salvar a vida da mãe ou do bebê durante o parto, como explica o médico-cirurgião André Mourão. “Todos passam bem, graças a Deus. Agradecemos a gestão de Dr. Júlio e Alessandro devido ao suporte e estrutura que temos. O bebê vai para o bercinho aquecido e fazer medicação e a mãe está sendo atendida”, comentou.

Eketi Kayapó, avô do bebê, estava aliviado, pois conseguiu ver o nascimento da primeira neta. E ele agradeceu por todo o suporte, estrutura e atendimento acolhedor do Hospital Materno-Infantil – Geiza Dantas, de Ourilândia do Norte, em garantir o nascimento das próximas gerações Kayapó na região. (Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)