Domingo, 20 de abril de 2025
Redenção

Pará produz 51,80% do cacau do Brasil e lidera produção nacional; Tucumã é o 8º maior produtor do estado

Em 2023, o Pará produziu 150 mil toneladas de cacau, com um faturamento bruto de R$ 2,4 bilhões. Com isso, o estado ocupa a liderança da produção nacional, sendo responsável por 51,80% da cacauicultura nacional. Entre os municípios de destaque no ranking estadual, Tucumã, na região Sul do Pará — ou Região de Integração do Araguaia —, ocupa a 8ª posição, com 4,4 mil toneladas produzidas. Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A expectativa é de que o Pará feche o ano de 2024 mantendo a liderança da produção do cacau no Brasil. As projeções da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) apontam que, neste ano, serão mais de 152 mil toneladas produzidas. Anualmente, as áreas de plantio de cacau aumentam em torno de 8 mil hectares. O estado é autossuficiente na produção de sementes híbridas.

Na primeira reunião deste ano do Conselho Gestor do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau), foi apresentado o balanço que mostra a distribuição de 13,4 milhões de sementes híbridas de cacau. As sementes foram produzidas ano passado, com recursos financiados do Fundo e coordenados pela Sedap. Desse total, foram distribuídas 11.548.490 sementes para 5.587 produtores de 69 municípios paraenses, sendo 7 deles da região Sul do Pará, como Tucumã e São Félix do Xingu.

O cacau é uma cultura considerada ecológica, já que permite a composição de sistemas agroflorestais e tem diversas formas de aproveitamento da colheita que mantém a floresta em pé. Os frutos podem se tornar sucos e ir para outras indústrias, como a de cosméticos. O mais conhecido subproduto é o chocolate, feito a partir das amêndoas.

Água Azul do Norte
Sem produção registrada
Recebeu 9.600 sementes
Bannach
Produziu 7 toneladas
Não recebeu sementes
Conceição do Araguaia
Sem produção registrada
Recebeu 19.200 sementes
Ourilândia do Norte
Produziu 781 toneladas
326.400 sementes recebidas
Redenção
Sem produção registrada
Recebeu 16 mil sementes
São Félix do Xingu
Produziu 3,8 mil toneladas
Recebeu 1.049.600 sementes
Sapucaia
Sem produção registrada
Recebeu 32 mil sementes
Tucumã
Produziu 4,4 mil toneladas
Recebeu 634.140 sementes
Xinguara
Produziu 47 toneladas
Não recebeu novas sementes
Floresta do Araguaia, Pau D’Arco, Rio Maria, Santana do Araguaia e Santa Maria das Barreiras não têm produção registrada e não receberam sementes.

(Fonte: Fato Regional)