Segunda-feira, 21 de abril de 2025
Redenção

Crianças participam da soltura de mais de 3 mil quelônios em São Geraldo do Araguaia

Mais de 3 mil quelônios, entre tartarugas-da-amazônia e tracajás, ganharam a liberdade em São Geraldo do Araguaia, no sudeste do Pará. Crianças, estudantes da rede pública e outros moradores de comunidades participaram da soltura no rio Araguaia.

A ação ocorreu durante dois dias pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e o Instituto Ambiental Xambioá (IAX).

Segundo os envolvidos, a liberação dos quelônios ocorreu em três locais específicos do rio Araguaia: na praia em frente ao porto do IAX e nas comunidades de Ilha de Campos e Santa Cruz. Estes locais estão na Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia e na zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas.

O projeto, que começou com a liberação de 160 animais, é o resultado de 11 anos de trabalho voluntário do aposentado Alípio Murici, que coordena o IAX com o apoio de seus familiares.

Entre julho e outubro, eles percorrem até 42 km rio abaixo à procura dos ninhos, de onde os ovos são transferidos para um berçário seguro, longe de possíveis predadores. (G1/PA/Fotos Agência Pará)