O Hospital Regional da PA-279, localizado em Ourilândia do Norte, já registrou cerca de 100 mil atendimentos, entre pacientes que fizeram consultas ambulatoriais, exames e cirurgias. O hospital beneficia municípios da região sul do Pará.
Após um ano de sua entrega, temos a certeza de que o Hospital Regional da PA-279 segue cumprindo a missão de descentralizar o atendimento na região. A unidade hospitalar dispõe de uma estrutura moderna e conta com 120 leitos e diversas especialidades, além de oferecer um Serviço de Terapia Renal Substitutiva, a hemodiálise, com dez máquinas para atender pacientes renais crônicos”, destaca Ivete Vaz, titular da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa).
No hospital, o usuário conta com uma Agência Transfusional (AT) da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) que também integra o espaço e atende os municípios de Água Azul e Bannach, além dos hospitais Santa Lúcia e do Hospital Municipal de Ourilândia do Norte. Desde janeiro deste ano, quando foi entregue, já foram realizadas, aproximadamente, 2 mil sessões de hemodiálise, tanto ao nível ambulatorial quando de urgência (na UTI), foram realizadas.
A unidade hospitalar possui quatro andares, tem setores de internação com 120 leitos, sendo 90 operacionais e 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, pediátrica e adulto. Além disso, o local possui um centro de apoio diagnóstico para a realização de exames laboratoriais, de imagem e métodos gráficos como raios-X, mamografia, tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia, entre outros. (Alex Ribeiro/Agência Pará/ Autor: DOL Carajás com Ag. Pará)