Domingo, 20 de abril de 2025
Redenção

Vale, Mineração Onça Puma e Governo do Pará têm nova audiência de conciliação

A Vale Metais Básicos, a Mineração Onça Puma e o Governo do Pará têm uma nova audiência de conciliação marcada para quinta-feira (20), no Supremo Tribunal Federal (STF).

Será uma nova e possível definitiva chance de chegar a um consenso para restabelecimento da licença de operação do empreendimento Onça Puma, sediado em Ourilândia do Norte, no Sul do Pará.

A primeira audiência no STF ocorreu no dia 27 de maio e terminou com uma série de compromissos firmados pela Vale Metais Básicos e Mineração Onça Puma. A empresa se posicionou de forma favorável sobre cumprir todas as exigências apontadas pelo Governo do Pará. Devido à suspensão da licença de operação, 108 trabalhadores do empreendimento foram colocados em férias coletivas.

A mina de Onça Puma opera a exploração de uma das maiores reservas de níquel do mundo. Em 2022, a Vale anunciou investimentos de US$ 555 milhões para ampliar a produção da mina. Atualmente, a mina tem capacidade de produção de 12 mil toneladas de níquel por ano e respondeu por 10% da produção de níquel de 2023. O empreendimento emprega mais de 1,9 mil pessoas diretamente.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional/Foto: Wesley Costa/Fato Regional/Arquivo)