Terça-feira, 22 de abril de 2025
Redenção

Governo envia 7 aviões e helicóptero para combater fogo no pantanal

Três helicópteros e um avião do governo de Mato Grosso do Sul reforçam o combate às queimadas históricas no Pantanal. O Governo Federal vai enviar sete aviões e um helicóptero para ajudar os bombeiros na região, e determinou o envio de sessenta integrantes da Força Nacional.

Os brigadistas estão com dificuldades para acessar áreas atingidas pelo fogo. Alguns locais só podem ser acessados de barco. A caminhonete dos brigadistas é levada em uma balsa. Estradas de terra dão acesso à mata fechada. Na área de incêndio, os bombeiros enfrentam calor e muita fumaça.

A área queimada no Pantanal, este ano, já superou em 112% o recorde anterior para o período, registrado em 2020. Já são 541 mil hectares entre janeiro e junho, três vezes o tamanho da cidade de São Paulo.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, 170 brigadistas do Ibama e do ICMBio já estão no Pantanal e, nos próximos dias, serão trezentos.

Para apagar o fogo, os brigadistas precisam chegar bem perto das chamas. Renan Nantes, cabo dos bombeiros, explica que a vegetação e o clima no Pantanal são atípicos e a vegetação é densa. Eles procuram sempre utilizar equipamentos de proteção individual para evitar ao máximo a fumaça.

(Por Jornal Nacional/Foto: Reprodução: Secom/Mato Grosso do Sul)