Terça-feira, 22 de abril de 2025
Redenção

Brasil suspende exportação de carne de aves após doença de Newcastle ser identificada no RS

O Ministério da Agricultura declarou estado de emergência zoossanitária no Rio Grande do Sul após a constatação de um foco da doença de Newcastle em um aviário comercial com 14 mil animais na cidade de Anta Gorda. A medida, publicada na sexta-feira (19), tem validade de 90 dias.

A doença de Newcastle é uma enfermidade viral, aguda, altamente contagiosa, que atinge tanto aves domésticas quanto silvestres, provocando inicialmente sintomas respiratórios e, posteriormente, manifestações nervosas, diarreia e edema na cabeça nestes animais.

Caso alguém se infecte com o vírus da doença, é possível desenvolver doenças consideradas leves, como a conjuntivite. No organismo humano, o vírus não tem a tendência de evolução para um quadro grave como acontece com as aves.

Segundo o ministro da Agricultura, não há necessidade de interrupção no consumo desses alimentos. Visto que foram tomadas todas as providências de isolamento das aves. “É importante tranquilizarmos a população que a Newcastle não é uma zoonose transmissível” declarou o ministro.

A doença não tinha novos focos há 18 anos. Os últimos focos da doença de Newcastle haviam sido detectados em 2006 em aves nos estados do Amazonas, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

(Por DOL Carajás. Foto: Pixabay/ Zoli)