Segunda-feira, 21 de abril de 2025
Redenção

Delegado e investigadores que vendiam veículos roubados são condenados no Pará

Três investigadores e um delegado da Polícia Civil do Pará foram condenados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) pelos crimes de associação criminosa e peculato – crime em que funcionário público se apropria ou desvia bem para benefício próprio ou de terceiro.

Os quatro agentes de segurança pública estavam envolvidos em um esquema de venda de carros e motocicletas roubadas e furtadas, entre fevereiro a agosto de 2017, em Canaã dos Carajás, no sudeste paraense.

O crime foi descoberto pela Polícia Militar e por agentes de trânsito que denunciaram o caso ao Ministério Público do Estado (MPPA). Os veículos chegaram a ser anunciados pela internet.

A sentença foi dada em junho deste ano, mas somente na terça-feira (13) o MP divulgou a condenação.

Segundo o MPPA, a denúncia partiu da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Trânsito de Canaã dos Carajás (Semutran), que perceberam irregularidades em procedimentos de registro de roubos e furtos de carros e motocicletas que deixaram de ser encaminhados pelos investigadores e pelo delegado entre fevereiro a agosto de 2017.

Parte do esquema criminoso ocorria quando os proprietários dos veículos registravam a ocorrência na delegacia, mas os policiais civis não lançavam os dados dos veículos no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

(Por g1 Pará — Belém. Foto: Reprodução/Redes Sociais)