Sábado, 19 de abril de 2025
Redenção

Iate com bilionário e turistas é atingido por tornado raro e afunda na Itália

Em um episódio considerado extremamente raro, um tornado atingiu um barco que navegava na costa da Sicília, na Itália, na manhã desta segunda-feira (19), fazendo com que a embarcação naufragasse. Uma pessoa morreu e outras sete ficaram desaparecidas, segundo a Guarda Costeira italiana.

O barco, um veleiro de luxo com bandeira do Reino Unido, tinha 22 pessoas a bordo. A embarcação navegava no início da manhã pela costa de Palermo, a capital da Sicília, quando foi atingida por uma forte tempestade, ainda de acordo com a Guarda Costeira. Na noite de domingo (18), o veleiro estava atracado na costa de Palermo.

Uma pessoa havia sido resgatada, e as equipes de resgate buscavam sete desaparecidos, todos turistas do Reino Unido, dos Estados Unidos e do Canadá. Segundo a imprensa britânica, o bilionário Mike Lynch, empresário do ramo da tecnologia, é um dos desaparecidos. A esposa de Lynch, Angela Bacares, foi resgatada, segundo a Guarda Costeira.

A ocorrência de tornados é um fenômeno raro no mar Mediterrâneo. Mas, nos últimos dias, tempestades e chuvas pesadas atingiram várias regiões da Itália, causando inundações e deslizamentos de terra. Em paralelo, a Sicília também registrou recorde de calor neste fim de semana desde o início do verão no Hemisfério Norte, em junho.

Segundo as equipes de resgate, o barco, batizado de Bayesian, foi encontrado a uma profundidade de 49 metros. Promotores na cidade de Termini Imerese, vizinha a Palermo, abriram uma investigação para apurar as causas do naufrágio.

(G1. Foto: Divulgação/ Fabio La Bianca)